sábado, 20 de novembro de 2010

Tsunami X Terremoto - Thiago Cóstackz




Thiago Cóstackz é um artista plástico(além de ativista ambiental) de apenas 25 anos e com um curiculo invejável, em resumo: nasceu no Rio Grande do Norte, "Potiguar de nascimento e cidadão do mundo por opção", em 2003, ainda no RN, fundou a ONG POEMAA(sigla para projeto onírico, ético, musical, artístico e ambiental). Quando chegou em São Paulo(2007) foi apoiado e direcionado pelos curadores do MASP e do Museu de Belas Artes de São Paulo. Já expôs em diversos países do mundo, também realizou trabalhos para grandes marcas internacionais(Hugo Boss, Calvin Klein, DKNY, Puma e M.A.C.). Fundou o primeiro Museu de Eco-Art Sustentável do Mundo(contando com o apoio de artistas de mais de 30 países).

Para quem quiser saber mais sobre quem é Thiago Cóstackz, de onde ele veio e para onde ele vai, entre no site, vale lembrar que o site pode ser visto em português, inglês ou francês.


Golden Queens
Conheci a arte de Costackz semana passada na exposição Tsunami X Terremoto, e ela faz jus ao nome que leva: ela abala estruturas. Quando vi aqueles quadros, estátuas e fotos com cores tão vibrantes dialogando de forma direta com os visitantes questões pertinentes a nossa sociedade, fiquei extasiada. Discutir questões como política, ecologia, direitos humanos, arte e história de forma tão direta não é fácil, mas Cóstacks faz parecer que é.

Rio in Rio/ SP- São Paulo é um parque de diversões
com 6 milhões de carros
Costackz sobre sua arte: "Minha arte é uma loucura. Um estado de espírito, uma projeção, quase uma religião, amor incondicional, uma chama que ateou fogo a mim, uma causa! Um movimento disforme, uma eterna metamorfose caótica do meu âmago. Sútil e terrível, real e complacente. Questionável, porém verdadeiramente forte como a imortalidade das almas, ou ainda frágil como a voz dos imortais que habitam o ar... Sempre roubando da morte.". Sua arte é uma verdadeira declaração de amor ao mundo, defende a preservação das florestas e uma melhor utilização dos recursos naturais não só através de imagens. Ele foi além, sua arte É ecossustentável devido ao uso exclusivo de madeira certificada, tintas não poluentes a base de água, tecidos ecológicos e reciclados(utilizados principalmente nas roupas confeccionada para a exposição Mitos e Ícones).

A mostra contém um módulo dedicado a mulheres de diferentes épocas que na visão do artista estavam a frente de seu tempo e nem sempre foram reconhecidas por seus verdadeiros legados. Esse módulo têm o nome de Golden Queens, e possui 11 retratos e duas esculturas.

Mumtaz Mahal -  Imperatriz indiana, esposa de Shah Jahan I,
que após sua morte construiu o Taj Mahal, como templo/túmulo
 para sua amada.
As mulheres representadas nessa seleção foram: Lady Di(The humanitarian Princess!), Elizabeth I(The Golden Queen of England), Amélie Leuchenberg(II Imperatriz do Brasil), Maria Antonieta(a última rainha da frança), Cleópatra VII, Carmen Miranda, Catarina a Grande(a imperatriz e déspota esclarecida da Rússia), Mumtaz Mahal, Emily Davidson, Boudica, Safo de Lesbos, Teodora de Bizâncio e uma Drag Queen.

Cóstackz sobre o módulo: "De Teodora de Bizâncio a uma Drag Queen, nesta ala, passado e presente se unem de forma divertida para questionar valores e exemplificar  rupturas, viradas sociais, choques culturais, provocações, feminismo, lutas contra todo tipo de preconceito e por direitos humanos."

Banana Gringa X Banana Nacional( Estampa do sapo fluorescente
da  floresta Amazônica, severamente ameaçado.)/ Big Aple Rio?
 e Big Aple SP?
Embora eu admire o estilo de Cóstackz e a sua militância por um mundo mais ecológico e pelos direitos Humanos, o que mais me agradou em sua obra não foi isso. O que mais me agradou em sua obra é justamente a capacidade que ele tem de dialogar com as pessoas, independentemente do nível cultural delas. O fato de ele fazer uma arte que pode ser entendida por todos, não só por críticos de arte ou outros artistas. E quando ela acha que as imagens não dizem tudo ele coloca frases ou textos explicativos junto ás imagens.



Buda com Máscara de Buda
Para mim tornar a arte acessível à todos é o mais importante. Afinal ao longo dos séculos a arte têm se distanciado cada vez mais das pessoas, ditas comuns, excluindo-as das mais incríveis formas de expressão. Essa vontade de Cóstacks de dialogar com todas as pessoas, me fez lembrar um dos artistas que eu mais admiro: Keith Haring. Não os estou comparando, sei como é horrível ser comparado, cada um tem suas particularidades, mas é que não pude evitar enxergar essa semelhança entre eles. Que deveria ser uma característica comum à todos os artistas. Acredito que todos os artistas possuem o desejo de comunicar suas ideias à todos, mas não são todos os que conseguem. Thiago Còstackz é um desses poucos que conseguem.

Para finalizar uma frase do livro Faça Arte - Francesc Petit: "Arte é a sublimação da criatura humana, onde ela expressa seus pensamentos e vontades, como os primitivos, que jamais foram globalizados.".



Stephen Hawking- O Dr. Cosmus/ O santo ET




GAGA! "Art 2012 o fim do mundo"- você vai?/I love Charles Darwin!
Deus o abençoe.


Tsunami X Terremoto - Thiago Cóstackz

Fonte: Catálago da Mostra Tsunami X Terremoto

2 comentários:

  1. Tive o grande prazer de estar com você nessa exposição tão calorosa e pertinente ao nossos problemas atuais. Acredito que você tenha conseguido passar o conteúdo de maneira clara e com uma abordagem clínica, pois além de exprimir os seus conceitos sobre exposição, técnica e biografia do autor, você traz a referência do site para enriquecer o seu blog!
    Gostei muito das fotografias pois, elas servem de atrativo para que as pessoas se interessem em pesquisar as obras desse artista tão peculiar.
    Está de parabéns pelo design e pela criação, sempre que puder estarei acompanhando o seu blog!
    Muito sucesso!!!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. ADOREI O TEXTO. Adorei a descrição sobre esta mostra do Thiago

    ResponderExcluir