terça-feira, 18 de janeiro de 2011

¿Au revoir cine Belas artes?

"Arte é a sublimação da criatura humana, onde ela expressa seus pensamentos e vontades, como os primitivos, que jamais foram globalizados."

Passeata em prol do tombamento do Bellas Artes

Todos sabemos que pouco a pouco(na velocidade da luz) os cinemas de rua tem desaparecido, o interessante é que muitas pessoas se revoltam com o fim dessas salas, mas como no Brasil o povo não tem voz(nem se dá voz, devido a fatores históricos que não cabe explicar aqui), de modo que a hora que vamos ver o cinema já fechou, o salário dos deputados aumentou, e a população continua na merda, com as opções de lazer cada vez mais restritas.

Com o fim dos cinemas de rua(exceto os poucos sobreviventes que se concentram nas metrópoles) nos restam os cinemas de shopping, "com os enlatados dos USA"(como diria o meu ídolo Renato Russo). O poder público brasileiro parece estar cada dia mais engajado no processo de alienazação do povo, é preferível gastar bilhões em estádios de futebol e infraestrutura para as Olimpiadas, que assim que ficarem prontos já estarão obsoletos, afinal é disso que o povo gosta não é mesmo!?!?! Ou é isso que eles programam o povo pra gostar? O IDH brasileiro subiu por causa da "educação", mas é fácil quando se formam analfabetos funcionais a cada ano com essa história de progressão continuada, assim fica fácil contentar-se com o bom e velho "pão e circo".

São tantas coisas revoltantes que eu chego a me perder, mas é nos cinemas de rua que você pode assistir aos filmes tidos como "fora de circuito", não por que são de qualidade inferior, ou por que são abstratos, mas por que eles fazem com que as pessoas pensem, reflitam sobre o mundo em que vivem e sobre seu modo de viver. Num país onde as crianças não são incentivadas a frequentar bibliotecas, não por que não tenham interesse, mas porque não as deixam entrar, ou recusam-se a emprestar livros a uma criança(livros infantis, que estão lá para isso); é de se esperar que em um país como esse qualquer instituição que incentive o pensamento não tenha apoio.

Nos últimos anos os cinemas de rua tem virado estacionamentos ou supermercados, realmente é muito melhor colocar mais um estacionamento na cidade para que mais pessoas comprem carros e saiam por aí emitindo  gás carbônico só para acabar de vez com o planeta; e supermercados? convenhamos, ninguém mais acredita que realmente haja uma concorrência leal, quase todos(em São Paulo) pertencem ao mesmo grupo, desnecessário dizer qual.

No facebook existe um aplicativo chamado Causes, e uma das causas defendidas é: "SALVEM AS SALAS DE CINEMAS DE RUA" (em caps lock mesmo!) até o momento em que esse texto foi escrito com 2077 membros, e diversos depoimentos de pessoas que sentem falta dos cinemas de rua e que detestam ter que ir á shopings para assistir filmes.

O Edificio do Belas Artes ainda pode ser tombado com patrimônio público, hoje(18/01) será votado pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo) o pedido de tombamento como patrimônio material e imaterial da cidade. Mas mesmo assim não é certeza que as atividades do cinema continuaram acontecendo no prédio, para isso será necessária autorização do IPHAN.

O  Instituto Via Cultural, que protocolou na Prefeitura de São Paulo um pedido de tombamento do espaço, está promovendo um abaixo-assinado online para que mais pessoas possam manifestar apoio à causa. Para participar, clique aqui. Ajude a salvar esse cinema que já tem 68 anos de história.

Eu sinceramente espero não ter que terminar o dia de hoje dizendo: "AU REVOIR CINE BELAS ARTES".

Fontes: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/855158-apos-68-anos-belas-artes-vai-fechar-as-portas-em-sao-paulo.shtml
http://www.culturaemercado.com.br/politica/belas-artes-pode-ser-tombado-como-patrimonio-de-sao-paulo/

2 comentários:

  1. Acho um estupidez fechar o cine Belas Artes ou melhor um atraso mental. Politica do Pão e Circo sobrevivendo a séculos e séculos de injustiça social. Injustiça social?? É isso mesmo tirar o acesso cultural e informacional do povo é assinar a sentença de burrice e alienação de toda uma sociedade. Me revolta como ex- estudande de museologia ver que o IPHAN não tombou esse prédio a mais tempo --'
    Acorda Brasil é pra frente que se anda ...

    ResponderExcluir
  2. ná querida, eu até ia fazer um texto sobre o belas artes, mas depois de ler o seu, me questionei: para quê?
    vc escreveu muito bem e foi super pontual ao abordar um pouco dessa história do cinema, que infelizmente, mais uma vez se perde no nosso país. uma pena, uma dor realmente.
    espero te ver logo.
    beijos grandes

    ResponderExcluir