terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Abelardo Morell

"A fotografia é uma forma de ficção. É ao mesmo tempo um registo da realidade e um auto-retrato, porque só o fotógrafo vê aquilo daquela maneira."  Gérard Castello Lopes

Impressionante como sempre existem coisas fantásticas a serem "descobertas" todos os dias, parece não haver limites para a criatividade humana nem para a capacidade de combinar conceitos pré-existentes para criar algo único.

Abellardo Morell, 2006
 Abellardo Morell é uma dessas pessoas que valem a pena "descobrir", nascido em Havanna-Cuba, foi radicado nos Estados Unidos, é considerado um dos fotografos mais inovadores dentre os  fotografos vanguardistas que eram contra a noção da fotografia como uma atividade culturalmente controlada.


Utilizando o conceito de pinhole(a pinhole é basicamente um compartimento todo fechado onde não existe luz, ou seja, uma câmara escura com  pequeno orifício), Morell passou a fotografar ambientes,paisagens, monumentos em ambientes fechados, transformando quartos(a principio os de sua casa e depois de hotéis), salas de museus, escritórios em câmeras escuras.


Como o tempo de captação da foto é maior que o de uma câmera normal só é registrado a paisagem, as pessoas, carros e animais que passam não aparecem na foto. Para saber mais sobre Morell e sua obra entre no site oficial dele.


Manhattan View Looking South in Large Room, 1996
View of the Brooklyn Bridge in Bedroom, 2009


The Pantheon in the Hotel Des Grands Hommes, 1999


The Eiffel Tower in the Hotel Frantour, 1999


Windows in Gallery With Two Paintings,Whitney Museum, 2003

Camera Obscura: View of Florence Looking Northwest Inside Bedroom, 2009

View of Landscape Outside Florence in Room With Bookcase, 2009
FONTES: http://www.abelardomorell.net/
http://imagensdomeumundo.blogspot.com/2009/10/o-mundo-intrigante-de-abelardo-morell.html
http://www.eba.ufmg.br/cfalieri/frame.html
http://blogs.abril.com.br/clickando/2008/12/frases-sobre-fotografia.html

Um comentário: