domingo, 31 de outubro de 2010

Alan Parker's day!

                                                              
           "A great movie evolves when everybody has the same vision in their heads."   Alan Parker

Alan Parker
  Quinta feira(28/10/10) foi o dia do Sir Alan Parker na Faap, foram passados 3 filmes dele ao longo do dia(infelizmente não pude assistir Bugsy Malone - Quando as metralhadoras cospem), com direito a encontro com o Alan no fim da noite.


Bob Geldof
 À tarde assisti The wall(trailer - filme de 1982), já havia assistido ao filme, só que assistir The Wall no cinema é completamente diferente. Desde o princípio a turnê do disco The Wall seria um filme,a idéia inicial era fazer um filme à partir de imagens dos shows feitos na turnê, que já contavam com as animações do desenhista e catunista Gerald Scarfe, tais idéias só foram alteradas quando Alan Parker foi à EMI pedir permissão para adaptar a história, a gravadora disse-lhe que procurasse o Roger Waters pessoalmente, Parker conseguiu adaptar o filme, junto com o próprio Roger Waters, além de convencê-lo que ele não deveria dirigir o fime, nem interpretar o Pink(protagonista). Para o papel escolheram Bob Geldof, músico punk e revolucionário da Inglaterra. O filme é permeado pelo silêncio e angústia do personagem e pela expressividade das músicas e das imagens. Para quem quiser mais detalhes e curiosidades sobre o filme, o DVD, contém extras interessantissímos falando mais detalhes sobre o filme , da concepção às filmagens/montagem.

Brad Davis
Após The Wall, foi exibido o filme Midnight Express(O expresso da meia noite - 1978), baseado na história real de Billy Hayes, Billy é preso saindo da Turquia, no aeroporto, por tráfico de drogas(haxixe) no filme ele o fazia pela primeira vez, no intuito de vender somente para os amigos mais próximos, o verdadeiro Billy era mesmo um traficante de drogas. Foi condenado a 4 anos e meio de prisão, onde foi torturado fisica e psicologicamente, quando faltavam poucos dias para ser solto, sua pena foi alterada para prisão perpétua, o personagem enlouquece por um tempo, mas após a visita de sua namorada consegue se recuperar e fugir da cadeia.

No filme nota-se uma intensidade, principalmente na atuação de Brad Davis, um momento marcante no filme é a cena onde Billy tem uma luta com Rifki, dedo duro da prisão, e termina a luta arrancando a língua dele com a boca. Ao ser indagado sobre a intensidade do filme, principalmente nessa cena, Alan conta que todos se envolveram muito no filme, que o filme foi tão intenso por que conseguiram criar o "clima" para isso, que ele mesmo se envolveu muito no filme, e existem até fotos do próprio Alan Parker interpretando essa cena, rindo-se ele se lembrou que após fazer essa interpretação metade da equipe estava em um canto afastado do set.

Brad Davis- Cena do tribunal

Após a sessão ele nos contou alguma curiosidades. Na divulgação de Midnight Express estavam presentes Brad Davis(ator), o verdadeiro Billy e o próprio Alan, durante as viagens notou que Billy sentia-se como se fosse realmente uma estrela e o ator estava realmente acreditando que havia passado 4 anos na prisão. O triste é que o ator nunca conseguiu realmente se recuperar após o filme, nunca mais teve nenhuma atuação significativa, morreu em 1991, aos 45 anos.

Sobre a dificuldade de se fazer um cinema artistico, Alan fala que o foco de Hollywood tem sido o de um público mais jovem e imaturo, por isso a predileção por efeitos especiais. Em entrevista ao Ultimo segundo: “Filmes deviam nos fazer pensar sobre nossas vidas e nas vidas de outras pessoas. A razão de ir ao cinema não é está relacionada à tecnologia, mas sim para ouvir o que alguém tem a dizer. Do contrário, na minha opinião, o filme não tem razão de existir. Torço para que essa moda passe, as pessoas cansem e um dia percebam que o 3D era apenas uma farsa.”

O encontro com Alan doi uma verdadeira aula sobre direção cinematográfica. Infelizmente não lembro tudo o que foi falado na mostra, mas acredito que logo seram liberados vídeos desses encontros no site da mostra, uma vez que foram todos filmados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário